Se já sentiu a dor provocada por uma cãibra muscular, não se deve ter esquecido como é dolorosa.
As cãibras musculares têm origem numa contração total ou parcial de um músculo, de forma repentina, involuntária e dolorosa e têm uma duração de segundos ou minutos.
Em Portugal prevalece a ideia de que a ingestão de bananas - por serem ricas em magnésio – vai ajudar a prevenir ou tratar as cãibras musculares.
Esta ideia está errada.
Não existem evidências científicas que sustentem a relação entre o aparecimento de cãibras musculares e a falta de magnésio, em desportistas!
Existem 2 teorias para o aparecimento de cãibras em desportistas e nenhuma está relacionada com a falta de magnésio. A teoria eletrolítica relaciona o aparecimento de cãibras com a transpiração excessiva e consequente perda de sódio; a teoria da fadiga muscular explica o aparecimento de cãibras devido à má preparação/condição física do atleta e à sobrecarga dos músculos por excesso de uso.
Então as bananas não são um bom alimento para desportistas?
As bananas são ótimas para desportistas pois são ricas em açúcares de rápida absorção, ou seja, fornecem muita energia muito rapidamente. Porém, não vão evitar que venha a sofrer com cãibras musculares.
Há ainda que salientar que o magnésio é extremamente importante para o nosso organismo. Ele é necessário para a contração muscular, para a manutenção de ossos saudáveis, para regular a pressão arterial e para regular os níveis de açúcar e de insulina no sangue.
A deficiência de magnésio parece estar relacionada com o aparecimento de diversos problemas de saúde como a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão e doença de Alzheimer.
Sendo ou não desportista, deve manter uma alimentação saudável e equilibrada que contenha alimentos ricos em magnésio.
A boa notícia é que existem alimentos muito mais ricos em magnésio do que as bananas e que podem facilmente fazer parte da alimentação diária…
Cada 100gr de banana (tamanho pequeno) contém ±27mg de magnésio, porém:
100gr de espinafres cozidos contêm ±87mg de magnésio
30gr de sementes de abóbora contêm ±74mg de magnésio
30gr de sementes de sésamo contêm ±101mg de magnésio
30gr de sementes de cânhamo contêm ±120mg de magnésio
100gr de ameixa desidratada sem adição de açúcar contêm ±64mg de magnésio
Já pensou que pode estar a “alimentar-se” de mitos?
Não deixe que notícias enganadoras ditem a sua alimentação e coloquem em risco a sua saúde! Venha até à Clínica de Nutrição + OU marque a sua consulta online ainda hoje! 😊
Esperamos por si! 🍊🍐
Pode obter mais informações ou marcar a sua consulta através do telefone 937396882, do e-mail clinicanutricaomais@gmail.com, da página de Facebook ou do formulário do site.
Comments