top of page
Foto do escritorclinicanutricaomais

Afinal de contas o óleo de coco é saudável ou um veneno para a saúde?



Usar óleo de coco tornou-se moda nos últimos tempos.


Esta gordura começou a ganhar espaço na alimentação diária como substituta de outras gorduras, como o azeite e a manteiga, na confeção de diversos pratos.


Desde começar a manhã com um café com óleo de coco “uma bomba de energia para todo o dia”, até ao batido de óleo de coco “que nos torna mais novos”, existe um nº infindável de receitas para se usar esta gordura. Receitas mais ou menos saborosas, mais ou menos comestíveis… com alegações relacionadas com benefícios para a saúde e que normalmente são falsas (sem qualquer fundamento científico).


Vejamos o que se sabe:

1) O óleo de coco tem mais de 80% de gordura saturada na sua composição (muito mais do que a manteiga).

2) A gordura saturada é a gordura que faz aumentar o mau colesterol (LDL), que por sua vez vai provocar danos cardiovasculares – nos vasos sanguíneos e coração.

3) Devemos limitar a ingestão de gordura saturada no nosso dia-a-dia.

4) A gordura saturada está presente em diversos alimentos que são consumidos diariamente, como a carne e os lacticínios (leite, iogurtes e queijos).

5) Se consumir todos os dias óleo de coco, carne e lacticínios, vai ingerir demasiada gordura saturada, podendo colocar em risco a sua saúde cardiovascular.


6) Os diversos estudos que existem não são conclusivos relativamente a possíveis benefícios do consumo de óleo de coco!

A maioria dos estudos realizados foi feito com cobaias, ou com um nº muito reduzido de participantes e durante pouquíssimo tempo.


7) O que se pensa é que o óleo de coco deve ser uma gordura melhor que os óleos parcialmente hidrogenados, mas bastante inferior ao azeite!

O azeite é uma gordura saudável e com benefícios comprovados para a saúde (não se esqueça que o azeite é um elemento fundamental da alimentação mediterrânica e que este tipo de alimentação protege o coração).


Então devemos excluir o óleo de coco da nossa alimentação?

A resposta é: se gosta do sabor do óleo de coco, deve consumi-lo de vez em quando, em quantidades pequenas. Não deve nunca é substituir gorduras como o azeite, o óleo de canola ou até mesmo a manteiga, por óleo de coco.

Consuma óleo de coco com moderação, pelo seu coração!


Já pensou que pode estar a “alimentar-se” de mitos?

Não deixe que notícias enganadoras ditem a sua alimentação e coloquem em risco a sua saúde! Venha até à Clínica de Nutrição + OU marque a sua consulta online ainda hoje! 😊

Esperamos por si! 🍊🍐

Pode obter mais informações ou marcar a sua consulta através do telefone 937396882, do e-mail clinicanutricaomais@gmail.com, da página de Facebook ou do formulário do site.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page