Atualmente é frequente ler “notícias” que afirmam que a canela ajuda a emagrecer (por ter um efeito termogénico) e outras que referem que a canela funciona melhor do que alguns medicamentos para controlar o açúcar no sangue em doentes com diabetes tipo 2.
Alguma destas informações está correta?
A resposta é: não!
Embora existam estudos que tentam ligar o uso de canela com a diminuição da resistência à insulina, do mau colesterol (LDL) e da tensão arterial, ainda nenhum foi conclusivo para a espécie humana. Em diferentes estudos são encontrados resultados contraditórios ou não significativos.
Passando para a parte positiva, e verdadeira, sobre o uso da canela, posso referir que já está comprovado que ajuda realmente a baixar os valores de açúcar no sangue em jejum!
Embora não existam evidências que justifiquem a recomendação do uso de canela para reduzir o açúcar no sangue ou baixar o mau colesterol, os estudos em que foram ingeridos 1 a 6 gramas de canela (0,5 a 3 colheres de chá), por dia, mostraram benefícios nestes parâmetros.
Outro estudo também mostrou que o uso de canela por mulheres com síndrome do ovário policístico conduziu a uma melhoria na regulação menstrual, prometendo poder vir a ser um aliado num futuro tratamento.
Conclusão: quem gosta de canela, deve aproveitar!
Como a canela tem um sabor especialmente agradável, experimente polvilhá-la no café (sem açúcar), no iogurte do pequeno-almoço ou numa peça de fruta… vai ver que vai adorar e que, ao utilizar canela logo ao pequeno-almoço, terá garantido que os seus níveis de açúcar no sangue ficarão mais controlados (ótimo para diabéticos e para quem quer controlar o peso e tem muitos desejos por doces).
Nota: existem diferentes variedades de canela, a canela-do-Ceilão (ou verdadeira) e a canela extraída da planta Cinnamomum aromaticum (ou cassia).
A canela extraída da cassia é muito rica em cumarina, uma substância que pode ser tóxica para o fígado em doses elevadas.
Se gosta e quer abusar da canela, opte pela canela-do-Ceilão que tem quantidades extremamente reduzidas de cumarina.
Já pensou que pode estar a “alimentar-se” de mitos?
Não deixe que notícias enganadoras ditem a sua alimentação e coloquem em risco a sua saúde! Venha até à Clínica de Nutrição + OU marque a sua consulta online ainda hoje! 😊
Esperamos por si! 🍊🍐
Pode obter mais informações ou marcar a sua consulta através do telefone 937396882, do e-mail clinicanutricaomais@gmail.com, da página de Facebook ou do formulário do site.
Comments